Os números hoje divulgados revelam que as comunicações móveis foram as que geraram mais queixas nos primeiros três meses do ano, com destaque para as questões relacionadas com equipamentos e com a portabilidade. As queixas relacionadas com equipamentos, na maior parte dos casos estão relacionadas com avarias.



As reclamações decorrentes da utilização de serviços móveis representaram 28% do total recebido, num crescimento de 43,7% comparativamente ao período homólogo. Os serviços em pacote e os serviços de acesso à Internet seguem-se na lista dos "mais reclamados", onde também cabe a televisão por subscrição.



Nos serviços em pacote as queixas dos consumidores, que chegaram à Anacom na maior parte dos casos através do livro de reclamação, visaram sobretudo a informação prestada no momento em que o serviço é vendido. O cancelamento de serviços também dá mote a um número elevado de reclamações (25% das 4.798 recebidas).



No que se refere à Internet, a informação prestada quando o serviço é vendido volta a ser a queixa mais preponderante. Seguem-se questões como a velocidade do serviço e avarias.
As avarias ganham ainda mais expressão nos serviços de televisão e assumiram-se como a principal queixa dos utilizadores entre janeiro e março.



Nas 1.084 queixas recebidas, 31,7% estavam relacionadas com avarias. Note-se no entanto que, tanto no que se refere à Internet como em relação à televisão, o número de queixas recebidas diminuiu no período em análise.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico