A RealNetworks revelou hoje que irá fornecer à Vodafone software que permitirá aos seus utilizadores o streaming de vídeos em tempo real, numa manobra estratégica da RealNetworks que visa consolidar a posição da firma neste segmento e evitar as pretensões da sua concorrente Microsoft, notíciou a agência Reuters.



Entretanto a Vodafone, que opera em 28 países e tem perto de 119 milhões de clientes, anunciou que deverá começar a instalar o software da RealNetworks no próximo ano, em data ainda por referir. Este software estará também disponível para alguns telefones e vem pré-instalado numa série de PDAs das marcas Palm, HP e NEC.



Ao contrário de aplicações como o RealOne ou o Windows Media Player (da rival Microsoft), o novo software da RealNetworks para os telemóveis da rede Vodafone permite streaming em outros formatos, incluindo o MPEG4, Quick Time ou o Windows Media Player - este último incluído no ubíquo Windows que corre em 90 por cento de todos os PCs e em metade dos portáteis.



Este acordo vem na sequência de anteriores parcerias da RealNetworks com empresas do sector das comunicações móveis como a Ericsson e a Nokia. Esta última, a maior fabricante de telemóveis a nível mundial (com 35 por cento de quota de mercado), receando que a empresa de Bill Gates tente impor no mercado dos telemóveis o mesmo domínio que exerce no segmento dos PCs tem, nos últimos tempos, optado por estabelecer acordos com rivais da Microsoft.



O anúncio da RealNetworks vem no seguimento de notícias recentes que davam conta do lançamento por parte da empresa de um serviço de streaming de áudio e vídeo informativo a um grupo restrito de utilizadores de telemóveis nos EUA.



Notícias Relacionadas:

2003-05-05 - RealNetworks avança com serviço de streaming para telemóveis

2002-11-06 - Vodafone concretiza promessas do 3G com Vodafone live!

2002-03-20 - RealNetworks lança versão "móvel" do RealOne Player

2000-06-28 - Nokia e RealNetworks querem multimédia nos telemóveis