Concluindo um processo que iniciou há alguns anos, a TV Cabo deve finalizar até Novembro a digitalização de toda a sua rede, anunciou hoje Zeinal Bava, presidente da TV Cabo e da PT Multimédia, em conferência de imprensa. Considerando a digitalização da rede fundamental na estratégia da empresa, Zeina Bava afirma que desta forma a empresa poderá oferecer mais canais e novos serviços aos seus clientes.



O objectivo é conseguir chegar aos 500 mil assinantes de serviços digitais até final do ano, alargando assim o número dos clientes que podem utilizar as PowerBox da TV Cabo. A empresa está actualmente a fechar o concurso para o fornecimento das novas set top boxes e pretende conseguir preços que permitam massificar esta oferta, explicou o presidente da empresa.



O serviço de televisão por satélite (DTH) já é totalmente digital, mas na rede de cabo a evolução da digitalização, que permite bi-direccionalidade de comunicação, tem sido progressiva. Esta digitalização da rede foi definida como uma grande aposta da TV Cabo, com grandes investimentos e representando um "grande desafio de engenharia", afirmou Zeinal Bava.



"Esta é a terceira vaga de digitalização do país, depois da rede de televisão e dos telemóveis e já não há razão para nenhum português não ter acesso aos serviços digitais", salientou ainda o presidente da TV Cabo.



Entre as vantagens da rede digital constam-se o acesso a serviços como emissões multi-câmara, acesso ao canal de acolhimento com o Guia de Programação Digital (EPG) que indica qual o programa em emissão, quando começou e quando termina e qual é o programa seguinte. Numa terceira fase será possível a gravação dos programas na própria PowerBox.



Em relação ao serviço de video on demand (VoD) que a TV Cabo já tem a funcionar, Zeinal Bava admitiu que ainda não é exactamente o que a empresa quer, mas que está a evoluir. Em breve os novos comandos da PowerBox vão ter um botão VoD que facilite o acesso ao serviço.

Notícias Relacionadas:

2004-09-15 - TV Cabo quer mais um milhão de clientes em 5 a 10 anos