(corrigida)

Decorridos os três meses de piloto definidos, o Grupo PT iniciou já a comercialização do seu serviço de acesso à Internet através da tecnologia Wi-Fi, disponível em cerca de 70 locais. Continuando a apostar na transversalidade do serviço ao nível das várias empresas do Grupo, embora a gestão da rede se mantenha na PT Wi-Fi, as vantagens para os clientes de outros acessos em banda larga estão garantidos através de mensalidades mais baixas.




Tal como havia já sido adiantado na altura da apresentação do serviço, o serviço PT Wi-Fi pode ser utilizado através de assinaturas mensais ou de sistemas de pagamento por utilização, estando ainda disponível para os utilizadores eventuais a compra de vouchers de utilização para uma hora, um dia ou uma semana, que podem ser comprados no local do hotspot, nas lojas da PT através do envio de um SMS dentro da rede da TMN.



Admitindo que este serviço se dirige a um mercado constituído sobretudo por profissionais liberais ou trabalhadores com grande necessidade de mobilidade, assim como estudantes, Rogério Canhoto, administrador da PT Wi-Fi, afirma que o balanço dos três meses de utilização gratuito é claramente positivo. "As nossas expectativas e cenários de evolução definidos foram ultrapassados, com maior número de utilizadores e mais utilização em média do que esperávamos", adiantou ao TeK.



Durante este período mais de 500 utilizadores diferentes acederam ao serviço, sendo a adesão de clientes de outros serviços de banda larga da PT muito boa, considera Rogério Canhoto.



Apesar da abertura dos serviços a qualquer utilizador, os clientes do Grupo PT que já disponham de um acesso GPRS, ADSL ou Internet por Cabo de uma das empresas Portugal Telecom gozam de benefícios, nomeadamente no acesso à assinatura de Pay-Per-Use que tem vantagens para utilizações de curta duração.



O preço da assinatura standard PT Wi-Fi - a única acessível para quem não é clientes de GPRS, ADSL ou Cabo no Grupo PT - é de 29,75 euros por mês (IVA incluído) e contempla 429 minutos de utilização, sendo o tempo extra cobrado a 0,149 euros por minuto. Os clientes de outros serviços de acesso à Internet em Banda Larga das empresas da PT, como o ADSL ou cabo, podem usufruir do pacote PT Wi-Fi Upgrade, que tem uma mensalidade de 17,95 euros para os mesmos 420 minutos de utilização. Nestas duas modalidades os minutos não utilizados não transitam para o mês seguinte e em cada utilização é considerada uma taxa de activação de 20 minutos, sejam estes utilizados ou não.



No caso do sistema de pagamento por utilização, designado PT Wi-Fi Pay-Per-Use, não há nenhuma mensalidade associada, sendo os primeiros vinte minutos de utilização do serviço cobrados a 2,98 euros e os minutos seguintes a 0,149 euros. Para os vouchers os valores são de 5 euro para uma hora, 20 euros para um dia e 53 euros para uma semana de utilização, o que tornam esta alternativa pouco atraente mesmo para utilizadores eventuais.



Até ao final do mês de Março a PT tem a decorrer uma Campanha de Adesão que contempla o desconto de 50% no valor da mensalidade escolhida para os primeiros seis meses de utilização, mas que exige uma fidelização pelo período de um ano.

Nota da Redacção: [2004-03-15 12:51:00]A notícia foi corrigida na referência à empresa do Grupo Portugal Telecom criada para gerir a rede Wi-Fi. O nome da empresa não é PT Wirless, como havia sido anunciado em Dezembro de 2003, mas sim PT Wi-Fi.
Notícias Relacionadas:

2003-12-05 - PT avança com estratégia transversal para o Wi-Fi