Depois de concluído o primeiro concurso público no âmbito do Plano Tecnológico da Educação, foi ontem assinado entre a Portugal Telecom o Ministério da Educação o contrato para implementação das Redes de área Local nas escolas públicas. No próximo ano lectivo estas redes ficarão a funcionar em 1.200 escolas públicas do ensino básico, do segundo e terceiro ciclos, e secundário, de forma a permitir que os alunos acedam à Internet em qualquer local do estabelecimento de ensino.

Já em Setembro cerca de 100 escolas terão Redes de Área Local a funcionar, sendo a instalação nos restantes estabelecimentos de ensino gradual, mas devendo ser terminada entre o final deste ano e o início de 2009, adiantou ao TeK João Trocado da Mata, coordenador do Plano Tecnológico da Educação.

“Este projecto é pedra angular do PTE, ao permitir a disponibilização de conteúdos, formação e serviços a distância em toda a escola”, afirma João Trocado da Mata. As Redes de Área Local, com tecnologia Ethernet e Wi-Fi, suportam o acesso Internet em toda a escola, mas também a ligação dos serviços de gestão ao Ministério, com a centralização de aplicações e a webização de conteúdos e serviços de ligação entre a escola e os encarregados de educação e alunos.

Com estas redes criam-se também autênticos campus virtuais onde os alunos que já têm computadores portáteis próprios – adquiridos individualmente ou através do programa e-escolas, podem beneficiar do acesso à Internet, que está também a ser melhorado para chegar aos 48 Mbps.

O acordo agora assinado com a PT prevê não só a instalação mas também a manutenção, operação e gestão das redes durante um período que se estende a 2014. O valor do contrato é de 51 milhões de euros.

O desenvolvimento dos outros eixos do Plano Tecnológico da Educação está ainda em marcha com concursos públicos internacionais a decorrer – o de ligação Internet em fibra óptica para as 1.200 escolas e de aquisição de computadores, videoprojectores e quadros interactivos, assim como de videovigilância.

Notícias Relacionadas:
2008-08-14 - Acesso à Internet nas escolas mantém-se com PT
2008-06-09 - Plano Tecnológico da Educação antecipa metas para 2009
2007-07-23 - Portugal quer ficar entre os 5 melhores da UE com Plano Tecnológico da Educação