As redes GSM nacionais apresentam um bom nível de cobertura e desempenho, revela mais um estudo promovido pela Anacom com vista a avaliar a qualidade dos serviços oferecidos. Este ano a análise foi alargada aos principais eixos ferroviários portugueses - Braga-Porto-Lisboa e Lisboa-Faro. As cidades de Lisboa e Porto foram também objecto de uma análise mais detalhada, segundo indica o regulador.



No que diz respeito ao factor acessibilidade, cerca de 97 por cento das chamadas de testes foram estabelecidas e mantidas com sucesso, "verificando-se contudo neste estudo uma inversão da tendência seguida por este indicador ao longo dos últimos anos", salienta a Anacom.



Os testes registaram igualmente "bons níveis de cobertura", tanto nas zonas urbanas como nos eixos rodoviários analisados. O regulador do mercado nacional de telecomunicações refere contudo que os eixos ferroviários são os locais onde as redes GSM apresentam pior desempenho, especialmente no percurso Lisboa-Faro, onde foram detectadas "deficiências de cobertura relevantes".



O número de chamadas com boa qualidade áudio continua a diminuir, seguindo uma tendência verificada nos estudos anteriores, mas perto de 99 por cento das chamadas de teste apresentaram valores médios de qualidade bons ou aceitáveis.



Nos centros urbanos, a análise foi conduzida nos dias úteis e durante o horário laboral entre 11 de Outubro e 21 de Dezembro de 2004, quando nos eixos ferroviários a recolha de resultados acontece nos dias 9 e 10 de Fevereiro último. No total, foram efectuadas 18.147 chamadas de teste, em trinta cidades, dez eixos rodoviários e em dois eixos ferroviários do território continental português, o que corresponde a cerca de 274 horas de medidas ao longo de 10.331 quilómetros.



Notícias Relacionadas:

2002-10-08 - Rede móvel apresenta elevado nível de acessibilidade mas é pouco homogénea

2002-03-02 - ANACOM analisa qualidade de serviço das redes móveis pela terceira vez

2001-09-27- Teste do ICP aprova redes móveis portuguesas

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.