O relatório anual da Autoridade das Comunicações - Anacom apurou que as redes GSM dos operadores móveis Optimus, TMN e Vodafone mantêm bons
níveis de cobertura do país e um desempenho satisfatório. Já no que respeita à qualidade áudio das conversações, o estudo refere uma ligeira degradação face aos resultados apurados em anos anteriores.



O documento revela uma melhoria do nível de acessibilidade das redes, com um maior número de chamadas efectuadas com sucesso. Num total de 15 mil chamadas de teste efectuadas para as três redes móveis 97,6 por cento decorreram com sucesso durante os 100 segundos pré-determinados para cada ligação. O mesmo tipo de teste, realizado no ano anterior obteve uma taxa de sucesso de 95,9 por cento e nos anos anteriores (2000 e 2001) fixou-se nos 95,1 por cento.



A Anacom realça ainda que os dados apurados em termos de acessibilidade e cobertura apresentam índices idênticos para os aglomerados urbanos e eixos Rodoviários, demonstrando uma homogeneidade das redes.



Ainda assim, a qualidade áudio das redes releva uma degradação, face aos valores apurados em 2002 e mesmo 2001, aproximando-se dos níveis atingidos em 2000, altura em que o regulador estudou este indicador de qualidade pela primeira vez.



As conclusões do estudo apontam para que apenas 63,9 por cento das chamadas estabelecidas apresentem uma qualidade áudio considerada boa. No ano anterior 76,9 por cento das chamadas apresentavam boa qualidade áudio, enquanto no ano anterior foram cerca de 80,3 por cento.



O estudo realizou-se entre os dias 3 de Novembro e 9 de Dezembro de 2003 e incluiu um conjunto de chamadas realizadas em 30 cidades, onde se incluem todas as capitais de distrito e áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, ao que juntam dez 10 eixos rodoviários, num total de 209 horas em testes realizadas em 8 mil quilómetros. Ainda segundo a Anacom a amostra recolhida é representativa de 40 por cento da população portuguesa.



Notícias Relacionadas:

2002-10-08 - Rede móvel apresenta elevado nível de acessibilidade mas é pouco homogénea


2002-03-02 - ANACOM analisa qualidade de serviço das redes móveis pela terceira vez