A redução das tarifas de roaming aplicadas na Europa tem sido alvo de divergência entre a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e as operadoras em actividade no continente.



Oito meses após a apresentação da proposta da Comissão para a redução em 70 por cento dos custos associados às chamadas efectuadas fora do país, sabe-se agora que amanhã, durante a CeBIT, os 27 ministros europeus com a pasta das telecomunicações vão encontrar-se num conselho informal que poderá fazer avançar mais rapidamente o processo com conclusão inicialmente prevista para o início do verão.



As informações publicadas no site do organismo europeu dão conta que, com o encontro agendado para amanhã “poderão ser tomadas decisões históricas no que diz respeito à adopção das novas tarifas de roaming”.



Durante uma audiência realizada na passada sexta-feira, a Comissão Europeia anunciou que "todos os esforços estão a ser feitos para que o processo legislativo de redução das taxas de roaming seja concluído com sucesso até ao final da primeira metade de 2007".



Viviane Reding, comissária europeia para a área das Comunicações Electrónicas comentou que um acordo político para a redução das tarifas está perto de ser concluído e apelou a que todos os ministros e membros parlamentares com trabalhos em curso para a regulamentação das taxas "ouçam mais os consumidores e menos os lobbies da indústria".



A proposta de Viviane Reding tem vindo a ser discutida no seio do Parlemento e Conselho Europeu que divergem quanto à implementação prática das medidas. As questões mais polémicas têm a ver com a margem máxima de lucro imposta à partida pelos reguladores. Outro ponto de debate é em que em momento os cortes de preços devem ser obrigatórios: no mercado retalhista, no mercado grossista ou em ambos.

Notícias Relacionadas:

2007-01-11 - Cortes nas tarifas de roaming em discussão no Parlamento Europeu ainda sem consenso

2006-12-11 - Ministros das telecomunicações da UE apoiam plano para reduzir custos de roaming