A Anacom deu luz verde à TMN para avançar com um serviço de telefonia em local fixo, suportado na rede móvel. A autorização também já concedida à Novis e à Vodafone que por esta via lançaram no mercado o Optimus Home e o Vodafone Casa vem permitir a utilização das frequências GSM e UMTS.



A TMN fica obrigada ao cumprimento de um conjunto de condições que passam pela manutenção de registos das BTS associadas, a apresentação no prazo de 15 dias da descrição do processo técnico que leva à selecção dessas mesmas BTS associadas e o dever de prestar informação clara aos utilizadores sobre o serviço.



O novo serviço vai ser fornecido dentro da mesma gama de numeração atribuída ao Optimus Home e ao Vodafpne Casa (2), ofertas desenhadas segundo a mesma filosófica de utilização da rede móvel para prestação de serviços tipicamente associadas à rede fixa.



No mesmo dia, a Anacom publicou também no seu site um sentido provável de decisão favorável relativamente à proposta de lançamento de um novo serviço pela Optimus com a designação Optimus Home, produto que já existe no mercado desde 2005. A novidade da decisão da Anacom é que a Optimus passa também a poder utilizar as frequências 3G para oferecer o serviço de telefonia fixo.



Adicionalmente, o regulador solicita à empresa "informação sobre a forma como pretende proceder à transferência de utilizadores do serviço Optimus Home da Novis para o serviço que passará a assegurar".



O regulador explica que ambos os pedidos foram submetidos à audiência prévia das empresas em questão e ficam agora abertos à recepção de comentários por parte dos interessados até ao próximo dia 14 de Fevereiro, contributos que serão relevantes para uma posterior decisão definitiva sobre esta matéria.



Recorde-se que a TMN é hoje o único dos três operadores sem uma oferta de comunicações residencial, suportada na rede móvel e identificada por uma gama de numeração própria. Ao contrário, a empresa preferiu avançar primeiro nesta área com um produto que usa o equipamento e o número que o utilizador já dispõe para fazer chamadas a partir da rede TMN em qualquer lugar, mas adicionando a opção de fazer chamadas gratuitas a partir de casa. Este Casa T é activado a partir do contacto para um número que permite fazer a localização do equipamento e definir o local em que este se encontra como residência e permitir a realização de chamadas gratuitas nesse ambiente.



De acordo com informações fornecidas ontem pela TMN o Casa T já angariou 100 mil clientes desde que foi lançado em Outubro.



Contactadas pelo TeK, a TMN e a Optimus não tiveram, até à hora de publicação da notícia, disponibilidade para comentar as novas ofertas.



Notícias Relacionadas:

2006-10-25 - Vodafone avança com solução concorrente à rede fixa

2006-10-17 - Casa T da TMN oferece chamadas feitas a partir de casa

2006-09-15 - Anacom pré-aprova novo serviço fixo da Vodafone

2005-02-27 - Anacom aprova reinicio de serviço Optimus Home e mantém limite à mobilidade