Pela segunda vez a Comissão do Mercado das Telecomunicações (CMT) analisou as tarifas praticadas em Espanha para acesso à Internet, concluindo que a Telefónica está entre os operadores incumbentes que cobra preços mais elevados na Europa. A análise do regulador classifica porém como positiva a oferta dos novos operadores espanhóis, que praticam preços que se situam na lista dos mais baratos no espaço europeu.

Segundo este estudo, divulgado esta semana, os preços da Telefónica estão acima da média dos ex-monopolistas europeus entre 14 e 24 por cento, consoante se trata de velocidade de Internet baixa ou média. Fica assim classificada como a quarta mais cara na velocidade baixa e a terceira mais cara na velocidade média e elevada, quando comparados os pacotes de Internet + Voz.

Já no segmento dos novos operadores a CMT conclui que em Espanha se praticam preços que estão entre os melhores da Europa, sobretudo nas velocidades mais elevadas, onde os preços estão 20,8 por cento abaixo da média. Aqui a Yacom foi a operadora mais bem classificada.

Portugal fica bem classificado neste retrato dos preços e velocidades de acesso à Internet na Europa, com a PT classificada entre as operadoras históricas mais baratas na Europa e o Clix entre os novos operadores com preços mais reduzidos.

Notícias Relacionadas:
2004-08-30 - Telefónica prevê investir 3 mil milhões de euros no negócio de ADSL até 2008