Renovar o cartão de cidadão não tem de ser um processo complicado e a partir de hoje, 9 de junho, já é possível fazê-lo através de uma mensagem no telemóvel. O Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) está a contactar por SMS ou email todos os cidadãos com 25 ou mais anos cujo cartão esteja caducado desde 24 de fevereiro deste ano e não tenham tido oportunidade para renová-lo

O IRN explica que desde que tenha o número de telemóvel ou endereço de correio eletrónico associado ao seu cartão é possível fazer a renovação. Assim, a mensagem enviada pela entidade servirá para pedir a sua autorização. De seguida, basta enviar um SMS para o número 915 692 970 para começar o processo.

Além de a nova medida se aplicar apenas a cidadãos com 25 anos ou mais, a adesão à renovação por SMS requer a manutenção dos dados que já existem no sistema do IRN, como a sua morada, contactos, assinatura, fotografia e impressões digitais.

Além disso, para dar autorização, os cidadãos não podem estar abrangidos pelo regime jurídico do maior acompanhado, nem impedidos de se deslocar a um balcão para levantar o seu documento quando estiver pronto.

Após autorizar a renovação, receberá na sua morada uma carta pin com uma referência multibanco válida por 30 dias, assim como a indicação do balcão do IRN para levantar o cartão renovado. Para levantar o cartão, no dia do atendimento, deve apresentar a carta pin e o comprovativo do pagamento. O dia e o horário do levantamento devem ser agendados com antecedência através do número 210 990 111.

Mais de 1.400 pessoas já pediram renovação do Cartão de Cidadão online
Mais de 1.400 pessoas já pediram renovação do Cartão de Cidadão online
Ver artigo

Devido à pandemia de COVID-19, o Governo tem vindo a promover a utilização de serviços online para evitar o risco de propagação e contágio da doença. Recorde-se que além de poder renovar o Cartão de Cidadão por SMS, também já o podia fazer online desde 20 de junho de 2019.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.