Depois de alguns anos de atrasos e adiamentos, a Research in Motion (RIM) vai finalmente começar a vender smartphones no mercado chinês depois de fechar uma parceria com a francesa Alcatel-Lucent.



As duas empresas anunciaram em comunicado que os primeiros BlackBerrys já estão a ser despachados para a China e que a comercialização dos mesmos deverá acontecer antes do final deste ano.



A Alcatel-Lucent conseguiu a certificação necessária para vender o modelo BlackBerry 8700 através de uma parceria com a TCL Communications, uma das principais fabricantes chinesas a quem pertence a marca Alcatel para dispositivos móveis.



Actualmente, a RIM e a TCL estão a demonstrar os smartphones BlackBerry na PT Expo Comm China 2007 - a decorrer em Pequim durante esta semana - onde esperam cativar o interesse do público.



Apesar de no mercado chinês existirem mais de 500 milhões de utilizadores de telemóveis, os analistas de mercado prevêem que a RIM vá enfrentar uma forte pressão da concorrência antes de conseguir vingar na região. Em causa estão os preços elevados dos equipamentos da marca e a concorrência com rivais de baixo custo, nomeadamente de um popular serviço local denominado "RedBerry", lançado pela China Unicom.



Notícias Relacionadas:

2007-04-23 - RIM prepara software BlackBerry para Windows Mobile 6.0