O Speech Application Language Tags Forum (SALT) constituído, no passado mês de Outubro, pela Cisco, Comverse, Intel, Microsoft, Philips e a SpeechWorks, apostará na criação e desenvolvimento de uma nova plataforma standard, independente, gratuita e com o nome SALT, que disponibilizará acesso telefónico multi-modal a informações, aplicações e a serviços Web, através de diversos dispositivos móveis sem fios.


Os Speech Application Language Tags (SALT) irão alargar as existentes linguagens como a HTML, xHTML e XML. O acesso multi-modal irá fazer com que os utilizadores interajam com uma aplicação de diversas maneiras. Assim qualquer pessoa poderá inserir dados utilizando voz e/ou teclado, rato ou caneta digital, produzindo dados como voz sintetizada, som, texto, vídeo e/ou gráficos. Cada um destes modos de introdução de dados pode ser utilizado em simultâneo ou de forma concorrente.


Como acontece com outras iniciativas abertas da indústria, os intervenientes do Fórum SALT divulgarão as normas e partilharão a propriedade intelectual para vulgarizar o seu desenvolvimento, contribuindo também com a criação de novas aplicações. Os fundadores do SALT esperam ter pronta a publicação das especificações disponível no primeiro trimestre de 2002 e o corpo da norma lá para o meio do ano.


Em comunicado oficial, os responsáveis do Forum afirmam esperar também que em breve um largo conjunto de empresas se junte à iniciativa.

Tecnologia móvel com SALT

Relativamente às particularidades do SALT, é possível aos programadores introduzirem facilmente avanços na voz em páginas HTML, xHTML e XML existentes, utilizando linguagens, tecnologias e ferramentas. As empresas, com a utilização deste standard, disponibilizarão aplicações comuns baseadas na Web, através de múltiplos suportes de apresentação, resultando numa redução de custos e de complexidade.


Os fornecedores de serviços serão capazes de implementar ainda uma vasta gama de tecnologias, que permitem a mais ampla gama de serviços, oferecendo novas oportunidades de negócio e novas fontes de receitas, que melhor sirvam os consumidores e os clientes empresariais.


De acordo com declarações de Alistair Woodman, director de marketing da Voice Technology Center da Cisco Systems, presente no site do SALT Fórum "a habilidade para adicionar o discurso às aplicações gráficas poderá contribuir para o maior crescimento e expansão rápida do mercado VoIP (voz sobre IP) e fornecerá maior valor acrescentado as comunicações e serviços dentro de um só pacote de rede".


Frank Caris, presidente da Philips Speech Processing North América, sustenta que "através da SALT tornaremos mais fáceis as aplicações que disponham da tecnologia Philips", acrescentando que "agora será possível questionar o sistema de navegação de um automóvel para verificar direcções e descobrir na Internet os Hotéis que existem no caminho - tudo através da voz", concluiu.




Notícias Relacionadas:

2001-08-24 - OASIS aposta na criação de linguagem Internet com características humanas

2001-03-23 - Nokia, Motorola, Ericsson e Siemens apostam no XHTML