A tecnologia da LoopPay (Magnetic Secure Transmission) está integrada em pequenos dispositivos que se ligam ao smartphone e que, em combinação com a utilização de uma aplicação, permitem transmitir informação do cartão de crédito para o terminal de pagamento.



Para que o sistema funciona basta deixar o dispositivo a uns centímetros de um leitor de bandas magnéticas, que os dados são transmitidos via wireless para concretizar o pagamento. A tecnologia funciona criando campos magnéticos que simulam uma banda magnética, interagindo com os terminais de pagamento tradicionais, que se comportam como sistemas de pagamento sem contacto.



O NFC, tecnologia usada pelo Apple Pay e outros sistemas de pagamentos móveis faz o mesmo, mas os terminais de pagamento têm efectivamente de ter capacidades de leitura sem contacto interagir com a tecnologia.



No caso da tecnologia agora adquirida pela Samsung esta funciona com sistemas tradicionais, não exigindo qualquer modificação. Em contrapartida, obriga o cliente a comprar mais hardware. Um dos produtos actualmente comercializado pela marca é uma capa que já integra o sistema de pagamento e que custa cerca de 60 dólares.



A Samsung ainda não disse o que pretende fazer com a tecnologia da LoopPay, adiantou apenas que os engenheiros da empresa vão trabalhar com a sua unidade de telemóveis, mas é de especular que a empresa venha a integrar a tecnologia em próximos modelos do Galaxy S, o seu topo de gama, eliminando mesmo a necessidade de hardware adicional para a fazer funcionar. Se essa questão for ultrapassada, a tecnologia da Samsung terá condições para se popularizar mais rapidamente que o Apple Pay.



A LoopPay sublinha que o seu sistema é suportado por mais de 90% terminais instalados nos pontos de venda norte-americanos. O suporte para pagamentos com NFC está muito menos difundido e não chegará ainda a 10% das lojas nos EUA.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico