Os novos Samsung Tech Institute, que o TeK já tinha referido, vão integrar os serviços de formação do IEFP nas duas cidades do norte do país e abrir o leque de conteúdos integrados nos cursos de eletrónica ministrados naqueles polos.



O Tech Institute é um laboratório tecnológico orientado para o ensino profissional, onde os formandos podem aprender a reparar equipamentos eletrónicos como smart tvs, smartphones ou tablets, com destaque para as tecnologias da marca.



Os formadores são preparados pela fabricante coreana, que criou a primeira iniciativa do género em Portugal no ano passado, no CINEL, onde até final de 2014 serão formadas 200 pessoas.



Da parceria com o CINEL nasceram aliás duas novas unidades de formação de curta duração, que o centro propôs e a Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Superior aceitou integrar nos cursos de eletrónica. O referencial ficou disponível para ser usado por qualquer centro de formação que disponha das condições técnicas, como mais um módulo daqueles cursos. É esse modelo que vai enquadrar o funcionamento dos novos institutos no Porto e em Aveiro.



Os centros de formação do IEFP em Aveiro e no Porto estão direcionados à formação de quadros intermédios e empreendedores nos sectores da eletrónica, multimédia e das aplicações móveis.



Os Tech Institute são uma iniciativa de responsabilidade social da Samsung para a Europa, que pretende contribuir para criar "condições para a empregabilidade através da transmissão de conhecimentos e qualificações adequados às exigências do mercado de trabalho", explica a empresa numa nota à imprensa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico