A AST SpaceMobile voltou a apontar o lançamento dos seus primeiros cinco satélites BlueBird para o primeiro trimestre de 2024. A empresa faz o anúncio no comunicado onde divulga dados financeiros preliminares, acrescentando que o programa de testes abrangente, “que incluiu a avaliação de tecnologias 2G, 4G e 5G”, com a colaboração de parceiros como a AT&T, Vodafone, Rakuten e Nokia, “validou o design de satélites, tecnologia patenteada e estratégia de fabricação”.

Acrescenta que cerca de 85% dos gastos de capital planeados, incluindo os custos de lançamento dos satélites, já estão implicados nas contas da empresa desde setembro de 2023.

Refere ainda que está à procura de parcerias com entidades governamentais e operadoras de redes móveis para a utilização comercial desses satélites, “com a expectativa de gerar receita a partir de 2024”.

5G via satélite ligou Espanha a zona remota do Havai numa chamada com smartphones convencionais
5G via satélite ligou Espanha a zona remota do Havai numa chamada com smartphones convencionais
Ver artigo

Recorde-se que a AST SpaceMobile anunciou ter realizado aquela que apresentou como a primeira chamada de voz e dados 5G diretamente entre um smartphone “normal” e um satélite na órbita baixa da Terra.

A ligação foi feita de Hana, no Havaí, para Madrid, em Espanha, com um smartphone Samsung S22 convencional, através do satélite de teste BlueWalker 3 da empresa, no passado dia 8 de setembro.

Em separado foi testada a velocidade de download da chamada, que terá atingido os 14 megabits por segundo, capazes de não só permitir ligações de voz, mas também para navegar na internet, descarregar ficheiros ou ver vídeos, por exemplo.

Satélite BlueWalker 3 está a “ofuscar” o brilho das estrelas e os astrónomos estão preocupados
Satélite BlueWalker 3 está a “ofuscar” o brilho das estrelas e os astrónomos estão preocupados
Ver artigo

A empresa quer agora criar uma rede de comunicação móvel via satélite no espaço que vai competir com o serviço Starlink da SpaceX, estando já asseguradas parcerias importantes, nomeadamente com a Vodafone, AT&T e Nokia.

Um dos aspetos diferenciadores da proposta da AST SpaceMobile é que o satélite BlueWalker é 40 vezes maior do que os da SpaceX. Tal dimensão permite a comunicação direta com um smartphone convencional, sem necessitar de antenas especiais.

Veja o vídeo que explica o potencial da tecnologia de satélite com o 5G

O objetivo da empresa é fornecer cobertura para pelo menos parte dos 90% da superfície da Terra que atualmente não tem comunicações móveis, prevendo a colocação de 168 satélites em órbita.

Em junho, a AST SpaceMobile já tinha completado com sucesso a primeira chamada 4G realizada do espaço para um telemóvel e assegurou querer continuar a apostar nesta área, prevendo o lançamento dos primeiros satélites comerciais BlueBird no primeiro trimestre de 2024.