O estudo é da Informa D&B, que aponta “um contexto de forte pressão sobre os preços nos diferentes segmentos de mercado”, para explicar a quebra continuada das receitas, que no final do ano passado acabaram por se fixar nos 5,6 mil milhões.

Já em 2014 o volume de faturação da indústria tinha caído 8%. Um ano antes recuou 5,2%. Os dados disponibilizados pela empresa de estudos de mercado não permitem fazer essa análise em relação a 2015, mas para os dois anos antes mostram que a perda de receitas no negócio de rede fixa terá dado um contributo importante para a tendência.

As projeções da Informa D&B no final de 2014 apontavam o ano seguinte como ano de recuperação, antecipando “uma aceleração moderada do ritmo de crescimento no biénio 2015-2016", recorda o Jornal de Negócios, que detalha os novos dados, citando um comunicado de imprensa.

A análise da Informa D&B também mostra que no final de junho do ano passado operavam no sector das telecomunicações 96 empresas, menos cinco que no ano antes.