
Durante os 20 dias úteis em que a Anacom promoveu a segunda consulta pública sobre o futuro da TDT após o “apagão” do sinal analógico, chegaram até ao regulador 36 contributos. De acordo com fonte da entidade, apesar de terem existido menos participações do que na primeira consulta, o processo foi apelidado de “muito participado”.
Televisões, os maiores operadores de telecomunicações, associações do sector dos meios de comunicação e contributos a título individual compõe o cartel de elementos que falam sobre o futuro da televisão digital terrestre em Portugal.
Os contributos servirão de base à Anacom para a realização de um relatório sobre qual o caminho a seguir na TDT. Através deste guião de ideias caberá depois ao ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, decidir o que será feito com o espaço não utilizado que existe atualmente no ecossistema da televisão digital. Do lado do Governo sabe-se que o número de canais existentes é considerado como "insuficiente".
Em declarações ao Diário Económico, fonte da Anacom não revelou uma data para que o relatório esteja concluído, mas referiu que o mesmo será divulgado “tão rápido quanto possível”.
Com a futura remodelação que a TDT pode vir a sofrer o objetivo passa por conseguir tornar a plataforma de televisão de acesso livre mais competitiva, numa altura em que o tempo que os portugueses passam nos canais por cabo supera o tempo passado em qualquer canal de sinal aberto.
Além da competitividade da TDT, a Anacom vai também medir a qualidade do sinal em várias zonas do país, através de um projeto de monitorização que tem início no terceiro trimestre do ano.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários