As telecomunicações concentraram a maior parte das queixas recebidas pela Associação de Defesa do Consumidor ao longo do ano passado. Dezoito por cento dos 220 mil pedidos de informação estavam relacionados com problemas no sector.



A Internet terá sido uma das áreas a gerar maior número de queixas devido sobretudo a questões como a velocidade do serviço, problemas no acesso ou problemas relacionados com a facturação.



Em termos gerais a TV Cabo voltou a ser líder nas reclamações, logo seguida pelo Clix, que ocupou o segundo lugar da tabela de empresas com quem os clientes tiveram mais problemas.



A segunda área com mais reclamações diz respeito compra e venda de bens defeituosos. Neste campo está entre as empresas mais reclamadas a Acer, fabricante de PCs que no ano passado liderou vendas no mercado português de notebooks. Os problemas detectados pela Deco nesta área de compras e vendas dizem sobretudo respeito às dificuldades na activação de garantias.



A associação, que divulgou os números a propósito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se comemora hoje, acompanha a informação de um conjunto de recomendações que visam ajudar a resolver as principais questões apontadas pelo consumidor.



No que se refere à Internet a recomendação vai no sentido da criação de um regulamento de qualidade de serviço para a Internet, um aspecto em que o regulador das comunicações electrónicas também tem estado a trabalhar.



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