A Yahoo disponibilizou para os Estados Unidos um serviço de telefonia que permite fazer e receber chamadas a partir do PC para telefones fixos e telemóveis. O novo serviço terá um custo mensal de 2,99 dólares ao que acrescem 2 cêntimos de dólar por minuto para os 30 principais mercados telefónicos. As chamadas para outros 180 países têm preços variáveis, mas em média são mais baratos que os preços praticados pela líder de mercado Skype.



Recorde-se que as chamadas entre PCs já são permitidas por vários serviços de Internet como a própria Yahoo, a AOL ou o MSN que disponibilizam esta opção integrada com os respectivos serviços de mensagens instantâneas. O desafio é agora o de oferecer chamadas a partir do PC para o móvel e telefone tradicional, um passo que o MSN e a AOL também estão a testar e que o Skype já deu há algum tempo.



A Yahoo é a segunda a avançar com uma oferta comercial de VoIP extensível aos telefones convencionais que se diferencia da oferta da Skype pela agressividade de preços. Para um leque alargado de destinos a Yahoo cobra menos um cêntimo que a Skype. Por outro lado, o serviço da Yahoo é um complemento ao email e ao serviço de mensagens instantâneas. O novo serviço Phone Out, agora lançado nos Estados Unidos, já estava disponível em vários mercados e inclui-se numa nova versão do messenger.



Notícias Relacionadas:

2005-08-11 - Yahoo oferece serviço VoIP através do Instant Messaging


2005-08-24 - Google estende tentáculos com serviços de Instant Messaging e VoIP