A empresa japonesa de telecomunicações NTT DoCoMo vai lançar hoje o novo serviço I-motion, em simultâneo com o lançamento do telefone celular da terceira geração N2002 de alta velocidade, da NEC. A tecnologia I-motion fará chegar aos seus clientes, que possuam estes equipamentos, pequenos vídeos, notícias, clips de música e os destaques de desporto.



O telefone portátil, N2002, poderá visualizar informações provenientes de mais de 30 fornecedores de conteúdos entre os quais a Sony Music Entertainment e a Fuji Television Network. Alguns conteúdos serão gratuitos, outros fornecedores cobrarão uma taxa mensal e de transmissão.



O serviço de vídeo permitirá assim assistir a vídeos com a duração de quinze segundos, que incluem áudio. Apesar do lançamento desta tecnologia estar previsto para Outubro passado, a demora durante o download dos clips atrasou a sua disponibilização.



O serviço funcionará sobre o sistema de terceira geração da DoCoMo denominado FOMA – freedom of mobile multimedia access – que permite transmissões a velocidades que podem ir até aos 384 Kilobits por segundo.



Segundo Takeshi Natsuno, director geral do departamento responsável pelos telefones DoCoMo, em declarações à agência Reuters, o I-motion é a última fase na evolução do serviço de acesso móvel à Internet, I-mode, da DoCoMo e que já se encontra disponível nos actuais equipamentos 3G. "É uma extensão do serviço de I-mode. O objectivo não é fornecer vídeo, mas conteúdos" conclui.



O novo equipamento da NEC é uma actualização do telemóvel 3G existente, e espera-se que seja vendido por 330 dólares (75 contos ou 373,27 euros). O N2002 tem um monitor de 2,2 polegadas e 65.536 cores, enquanto que o modelo anterior tinha 4.096. De resto, são praticamente iguais.



Daqui em diante espera-se que o serviço I-motion seja standard em todos os modelos 3G equipados com I-mode. Segundo as expectativas do operador, cerca dos 150.000 utilizadores registados até Março de 2002 já terão acesso ao I-motion, assim como os seis milhões de utilizadores 3G que se espera registados nos próximos dois anos.



Aproveitando a semana de lançamento da tecnologia FOMA e do novo telefone da NEC, a NTT DoCoMo e a Nokia vão participar numa conferência de imprensa conjunta, na quarta feira, onde falarão sobre as normas dos equipamentos de terceira geração.



Apesar dos rumores sobre a possibilidade de esta ser a conferência onde a Nokia apresentaria os seus telemóveis 3G, as empresas negaram essa possibilidade.



Notícias Relacionadas:

2001-09-04 - NTT DoCoMo avança para a terceira geração

2001-10-01 - NTT DoCoMo inaugura o primeiro serviço 3G

2001-11-07 - NTT DoCoMo reforça estratégia para alargar âmbito de i-mode

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.