O Serviço Telefónico Móvel (STM) registou no último trimestre as taxas de crescimento mais elevadas dos últimos anos, segundo a Anacom. No final de Junho as operadoras nacionais somavam 14,3 milhões de assinantes de telefonia móvel, valor que representa um aumento de 4,8 por cento face ao trimestre anterior e de 15,5 por cento comparativamente a período homólogo de 2007.
No período analisado foram realizadas mais de 1,83 mil milhões de chamadas, mais 4,5 por cento do que no trimestre anterior. Face ao trimestre homólogo de 2007, verificou-se uma subida de 6,4 por cento.
O volume de mensagens escritas (SMS) registou um aumento de oito por cento para um total de 5,86 mil milhões. Entre Abril e Junho de 2008 cada assinante enviou, em média, 137 mensagens por mês.
O peso dos cartões pós-pagos no total de subscrições mantém-se nos 25 por cento, com o total de assinantes a crescer 2,9 pontos face a trimestre homólogo, contabilizam-se mais 936 mil cartões no espaço de um ano, 181 mil dos quais entre Abril e Junho de 2008.
Esta evolução estará, segundo o regulador, associada, à adesão dos assinantes de serviços de dados baseados em UMTS "que, tipicamente, implicam o pagamento de uma mensalidade".
Embora continuem a registar volumes de crescimento mais baixos do que os observados nos planos de assinatura, os cartões pré-pagos evoluíram a taxas duas vezes superiores à média dos quatro trimestres anteriores. Os cartões pré-pagos cresceram 4,6 por cento em termos trimestrais e 11,3 por cento em termos anuais.
A taxa de penetração do STM ascendia no segundo trimestre deste ano a 134,9 subscrições por cada 100 habitantes, informa o regulador.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Porsche estreia carregamento sem fios para elétricos com o novo Cayenne -
App do dia
Ainda se lembra da VSCO? App tem uma nova versão para fotografar com filtros e efeitos em tempo real -
Site do dia
Vagas de calor, incêndios e qualidade do ar com mudanças assinaladas no observatório da Terra -
How to TEK
Saiba como iniciar rapidamente uma conversa de voz num grupo do WhatsApp
Comentários