Entre Janeiro e Junho, a Anacom recebeu um total de 21.333 reclamações, número que representa um crescimento de 5 por cento face ao mesmo período do ano passado.



De acordo com os dados agora divulgados pelo regulador das comunicações, as reclamações relacionadas com as comunicações electrónicas voltam a destacar-se, representando 77 por cento das queixas recebidas. Dentro destas, os serviços de acesso à Internet são os que mais dão pretexto aos portugueses para reclamar, seguido do serviço fixo telefónico e do serviço de televisão por subscrição.



As empresas que somam mais reclamações nestas áreas são Uniteldata, Radiomóvel, Refer e TMN, todas com 2,5 ou mais reclamações por mil habitantes. Na origem das reclamações recebidas pelo regulador visando estas empresas destacam-se o serviço fixo telefónico e, no caso da TMN, também o serviço de acesso fixo à Internet, precisa a Anacom em comunicado.



Optimus, a Zon e a Vodafone integram o mesmo grupo de empresas mais reclamadas, mas sobretudo pelos serviços de TV por subscrição, embora a Vodafone também tenha motivado um elevado número de queixas, no que se relaciona com o serviço de acesso fixo à Internet.



A grande maioria das queixas recebidas pela Anacom, quer no que se refere às comunicações electrónicas, quer relativamente às restantes áreas que supervisiona, sector postal e Sociedade da Informação, chega ao regulador através dos livros de reclamações.



Neste veículo para reclamações, as queixas mais frequentes relacionam-se com equipamentos, atendimento ao cliente e facturação. Nas reclamações directamente dirigidas à Anacom, os temas mais visados foram os contratos e a facturação, ainda tendo em conta o domínio das comunicações electrónicas.



Em relação ao primeiro tema, as questões colocadas referiram-se sobretudo a alterações contratuais, já relativamente ao segundo prevaleceram as questões relacionadas com incorrecções nas facturas.



Além das reclamações, a Anacom também recebeu 446 pedidos de informação, 58 petições, 28 sugestões e 18 comunicações de outra natureza.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.