A Portugal Telecom vai disponibilizar serviços de telecomunicações e entretenimento que assentam em distribuição através de fibra ótica nas ilhas das Flores e do Corvo. Os habitantes destas localidades açorianas vão ter acesso a Internet de alta velocidade fixa e móvel.

A disponibilização de novos serviços aparece depois de PT ter firmado um acordo com a Fibroglobal, empresa que detém o cabo submarino que liga as ilhas das Flores e Corvo e que está ligado à infraestrutura submarina de telecomunicações dos Açores.

O acesso a redes de fibra ótica e a redes 3G e 4G permite que uma série de novos investimentos e desenvolvimentos sejam feitos em áreas como a saúde - telemedicina - e o ensimo - e-learning e aprendizagem à distância.

O investimento também pode representar um retorno em termos de receitas para a PT já que os serviços como o Meo Fibra também vão ficar disponíveis nas duas ilhas.

Em comunicado a PT diz ter investido cerca de 52 milhões de euros na Região Autónoma dos Açores nos últimos quatro anos. Além do acordo estabelecido com a Fibroglobal a operadora portuguesa também revela um conjunto de outros contratos estabelecidos em território insular que cimenta o investimento nos Açores.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico