Uma média de dois milhões de novas subscrições de serviços móveis por dia, são as contas apresentadas pela Ericsson para o mercado de telemóveis, reveladas esta semana.

A manter-se o crescimento deverá ser atingida, ainda esta década, a fasquia das 50 mil milhões de ligações, espera a fabricante.

As estimativas são apresentadas na altura em que se atinge a marca histórica de cinco mil milhões de subscrições. Os números incluem serviços pré e pós-pagos, mas não significam no entanto que existam 5 mil milhões de pessoas com telemóvel no mundo, esclareceu fonte da companhia.

Segundo as estimativas da empresa, baseadas nas informações da indústria, o número terá sido alcançado durante a semana passada, mais precisamente no dia 8 de Julho.

A impulsionar o crescimento estão os mercados emergentes, como a Índia e a China, acrescentam os especialistas.

A título de exemplo pode referir-se que os assinantes eram cerca de 720 milhões em 2000, e actualmente o número de subscrições já ultrapassa esse valor só em território chinês.

A empresa realça que também a utilização de banda larga móvel está a crescer a um ritmo semelhança, prevendo-se que atinja os 3,4 mil milhões de subscrições já em 2015, quando em 2009 não ia além dos 360 milhões.