Comprar bens ou serviços de baixo custo sem ter de marcar o PIN do cartão Multibanco pode ser uma realidade nos próximos tempos, pelo menos é esse o objectivo da Sociedade Interbancária de Serviços(SIBS) que, de acordo com o Semanário Económico, está a estudar uma solução que permita executar este tipo de acções.




Esta medida tem como objectivo a diminuição da utilização de notas e moedas em 20 por cento até 2009, no âmbito da criação da área Única de Pagamentos em Euros (SEPA), onde estão previstos apenas os pagamentos através de meios electrónicos.




Por agora, a SIBS está apenas a estudar um mecanismo transitório para transacções de baixo valor, que não exige novos equipamentos ou cartões. Vítor Bento, presidente da entidade acima referida, declara que "a ideia é adoptar um processo simplificado de validação, algo semelhante ao que já existe nos pagamentos das portagens".



A decisão de avançar com o projecto será tomada no primeiro trimestre de 2007 embora, a nova solução só faça sentido quando se der a massificação de cartões com chip por parte dos bancos. A migração total só deverá estar concluída em 2008, revelam as fontes do Semanário Económico.

Notícias Relacionadas:

2006-08-24 - Clonagem de cartões já afectou 300 utilizadores em Agosto

2006-07-20 - SIBS integra plataforma nacional de autenticação forte no Prodigi