A Siemens está em negociações com potenciais parceiros para a venda de uma posição maioritária do seu negócio móvel, uma unidade que vem contribuindo negativamente para os resultados globais da empresa. Numa conferência semianual realizada hoje em Lisboa, Klaus Kleinfeld, presidente da empresa alemã, explicou que depois de analisadas as várias possibilidades para a reestruturação desta unidade - que inclui os equipamentos móveis e telefones sem fios para rede fixa - o grupo optou por autonomizar legalmente a unidade, parte da Siemens Communications, e procurar um parceiro para vender parte do capital.



Sem adiantar mais pormenores, o responsável explicou que estão em curso várias negociações e que a solução poderá ser anunciada daqui a um mês. Nas várias possibilidades em estudo está assegurada a permanência do nome Siemens, que irá manter-se na nova unidade depois de consumada a joint-venture prevista.



Além da busca de um parceiro, foram definidas para esta unidade algumas medidas onde se incluem "planos de redução de custos, melhoria da produtividade, lançamento de novos produtos e optimização da estrutura de marketing", detalhou.



Carlos Melo Ribeiro, presidente da Siemens portuguesa explicou aos jornalistas que Portugal aguarda a conclusão das negociações a nível internacional e a escolha de um parceiro, adiantando que a nível local a Siemens Communications tem uma posição relevante nos negócios do grupo.



Kleinfeld sublinhou ainda algumas dificuldades nas áreas de SBS - Siemens Business Services - e nos negócios da rede fixa, que ao longo do ano serão também alvos de medidas de reestruturação.



Positivamente o responsável destaca a boa performance ao nível das infra-estruturas de rede UMTS e nas tecnologias de VoIP, onde a Siemens detém uma parceria com a Skype.



Em termos globais, a Siemens define como meta manter um crescimento superior ao da economia mundial, no médio prazo. Para atingir este objectivo, o novo board do grupo, liderado por Keinfeld desde o início do ano, definiu um plano a que chama Fit 4 More e que se baseia em quatro eixos fundamentais: performance e portfólio, excelência operacional, excelência nos recursos humanos e responsabilidade corporativa. O plano será colocado no terreno ao longo dos próximos 18 a 24 meses.



No seu segundo trimestre a unidade de comunicações da Siemens acumulou perdas de 19 milhões de euros, sobretudo pela má performance do negócio de telemóveis que registou perdas de 138 milhões de euros, contra um resultado positivo de 13 milhões de euros no período homólogo. No mesmo período, a Siemens Communications facturou 4 mil milhões de euros, em valor idêntico ao do trimestre comparável em 2004, já que a melhoria de resultados no negócio fixo e nas redes móveis foi abafado pela má performance nos móveis.



A nível global a Siemens registou um crescimento de 4 por cento nas vendas, para os 18,6 mil milhões de euros. Os resultados líquidos fixaram-se nos 781 milhões de euros, sensivelmente o mesmo valor registado no ano passado.


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