(Actualizada) São pouco mais de meia dúzia os sites portugueses que se juntaram ao IPv6 Day, uma iniciativa mundial que hoje assinala mais um passo na mudança para o novo protocolo de Internet que vem alargar o número de endereços disponíveis.

O SAPO está entre os sites do grupo PT que disponibilizam uma versão IPv6, uma iniciativa à qual também aderiu a Zon com um site especialmente preparado para assinalar este dia e ainda o Público, como o TeK já tinha escrito. A Claranet, fornecedor de serviços de alojamento e conectividade, é outras das entidades preparadas para o IPv6, a que também se soma a rede acedémica, gerida pela FCCN, embora nem todas as entidades estejam preparadas.

Mas há mais sites portugueses que disponibilizam acesso em IPv6 e que constam da lista de participantes preparada pela Internet Society. Os sites rackspot.com/pt/, o hwww.telepizza.pt, www.clubefashion.com, www.bitcanal.pt e www.mundopt.com passam no teste de validação de IPv6.

Os leitores do TeK também sugeriram mais alguns sites que passaram no teste do validador de IPv6: www.webhs.pt, www.ipb.pt, www.zwame.pt e
www.webtuga.pt.

Segundo dados disponibilizados numa mailling list especializada em IPv6, o site do Instituto Superior Técnico duplicou hoje o tráfego a partir da meia noite na sequência da participação no programa.

São várias as entidades que estão a monitorizar o tráfego IPv6 e apesar dos avisos sobre a possibilidade de perturbação das comunicações - mesmo no acesso a sites em IPv4 - não há relatórios de problemas.

O Dashboard da Internet Society mostra a disponibilidade dos participantes nos servidores do Reino Unido e os acessos em IPv4 e IPv6.

[caption]dashboard[/caption]

Também a Akamai, entidade que gere uma parte significativa do tráfego Internet a nível mundial, está a fazer a monitorização do tráfego IPv6, cujos resultados se podem ver no gráfico abaixo, captado há poucos minutos.

[caption]Akamai[/caption]

Hoje haverá certamente mais informação sobre iniciativas relacionadas com o IPv6, que iremos actualizando. E se tiver conhecimento de mais sites portugueses com acesso IPv6 partilhe a informação connosco através dos comentários.

Nota da Redacção: O texto foi actualizado com a referência a mais sites que têm acesso IPv6.