A Skype prepara-se para dar mais um passo na distribuição dos seus serviços de telecomunicações através de um acordo de co-marketing com a iSkoot, uma empresa que desenvolveu um software para telemóveis que permite aos seus utilizadores realizarem e receberem chamadas através do serviço Skype. Como parte do acordo o software será promovido junto dos fabricantes e operadores móveis.


Depois de instalado os utilizadores podem aceder à sua lista de contactos Skype e efectuar a chamada através do telemóvel, tal como faziam quando utilizavam o PC, podendo também fazer chamadas utilizando o SkypeOut e receber telefonemas Skype-to-Skype de outros utilizadores.


Jacob Guedalia, CEO da iSkoot, refere ao ITWire que a aplicação disponibiliza as mesmas funcionalidades que já eram oferecidas a quem estava habituado a "interagir com um grupo de pessoas através do computador". Desta forma, devido ao interface do software, é possível não só verificar quando é que os utilizadores estão online como dá a possibilidades destes mudarem em qualquer altura o seu status, caso o desejem.


No entanto, existe uma desvantagem uma vez que a um serviço móvel está sempre associado um plano de tarifas. Desta forma, quando é efectuado um telefonema, a ligação é enviada a um servidor iSkoot que transfere a chamada para o serviço VoIP da Skype. Os utilizadores pagam a chamada para o referido servidor através do plano de comunicações que têm estabelecido com a sua operadora. A porção restante das chamadas poderá ser gratuita, caso o destinatário da chamada seja um PC, ou descontada na conta SkypeOut, se a chamada for para um telefone comum.


Neste momento este método está apenas disponível para os Estados Unidos estando previsto o seu alargamento à Europa e Ásia ainda este mês.


Para aceder a este serviço é também necessária ligação GPRS ou outro pacote de serviço de comunicação de dados que permita a actualização das listas de contactos.


O iSkoot é compatível com os terminais móveis da Motorola, Nokia e Sony Ericsson fazendo parte dos planos da empresa não só estender a oferta a outros telefones J2ME, nomeadamente o Treo e o BlackBerry, como suportar outros serviços de chamadas grátis entre PC tais como o Google Talk.


Notícias Relacionadas:

2006-07-24- Skype aposta em telefones Wi-Fi com tecnologia VoIP

2006-06-20 - Novo Windows Live Messenger concorre directamente com Skype