(Actualizada) Neste Natal os portugueses voltaram a usar o telemóvel para desejar Boas Festas fazendo disparar o tráfego nas redes dos operadores móveis, quer pela utilização intensiva das mensagens de texto, quer através de mensagens multimédia que esta ano também registaram aumentos significativos.



A TMN registou entre o dia 22 e até à madrugada do dia 25 de Dezembro (ás 5 horas) 165 milhões de mensagens, num crescimento de 49 por cento face ao mesmo período do ano passado.



O crescimento das mensagens multimédia, inseridas nos números totais de mensagens processadas fornecidos pela operadora, foi ainda mais expressivo fixando-se nos 360 por cento e correspondendo a um número total de 2,3 milhões de MMS processados.



O período de maior tráfego na rede registou-se para a TMN entre as 18h30 e as 21 horas do dia 24 de Dezembro, período em que foram processadas 1450 SMS por segundo.



Para a Optimus, o período de maior tráfego na rede registou-se entre as 19 e as 20 horas, altura em que a operadora processou 1250 mensagens por segundo. A Optimus registou aliás este Natal o maior tráfego de mensagens de sempre na sua rede, um recorde que vem batendo sucessivamente nos últimos três anos, informa a empresa em comunicado.



Em termos gerais - e para o mesmo período de 22 a 25 de Dezembro (até ao meio dia) - a Optimus processou 81,5 milhões de SMS, num crescimento de 18 por cento face a igual período do ano passado, e mais de meio milhão de MMS. Nas mensagens multimédia o número obtido representa um crescimento de 20 por cento.



A operadora destaca que, tal como já tinha feito no ano passado, procedeu este ano a um reforço da capacidade da rede para conseguir dar resposta ao aumento de tráfego.



A Vodafone processou no período 181 milhões de mensagens escritas estabelecendo também um recorde no números de SMS processadas na sua rede durante a quadra natalícia. Face ao ano passado o número registado este ano representa um crescimento de 39 por cento.



O período de maior tráfego registado pela operadora fixou-se entre as 18 e as 19 horas do dia 24 de Dezembro, altura em que foram processadas 1800 mensagens de texto por segundo.



Também a Vodafone sublinha um reforço da capacidade da sua rede para o período do Natal que permitiu assegurar a gestão de todo o tráfego adicional com normalidade.



Nota de redacção: A notícia foi actualizada com informação da Vodafone, disponibilizada entretanto.




Notícias Relacionadas:


2005-12-27 - Número de SMS e MMS de Boas Festas enviadas sobe mais uma vez


2005-12-22 - Preço desincentiva portugueses a enviar MMS


2004-12-28 - SMS e MMS de Boas Festas voltam a atingir recordes em Portugal