A Comissão Europeia continua a reunir elementos para lançar medidas contra as discrepâncias nos preços de roaming aplicados à troca de mensagens de texto dentro da União Europeia. Os resultados de uma consulta pública indicam que anualmente os europeus enviam 2.500 milhões de mensagens de texto em roaming e revelam que este tipo de comunicação custa cerca de 10 vezes mais do que um SMS enviada em território nacional.



Entre Outubro de 2007 e Março de 2008 o envio de um SMS em roaming, dentro da União Europeia, era em média de 0,29 euros (valor sem IVA), embora haja variações muito significativas a este valor de referência. A Bélgica é um dos países que o exemplifica com valores de SMS que podem chegar aos 0,80 euros.



As consultas ao mercado feitas neste período também mostraram exageros no preços das comunicações de dados suportadas em tecnologias móveis, que tal como os SMS, serão agora alvo de regulação por parte da Comissão Europeia.



Ao longo do último ano a CE tentou que os operadores procedessem de forma voluntária à redução de tarifas para estas áreas de actividade, um pouco à semelhança do que fez para o roaming de chamadas antes de avançar com a chamada Eurotarifa. O último apelo neste sentido foi feito em Fevereiro.



Os dados apurados vêm concluir que não foram feitas alterações significativas às ofertas existentes, pelo que um pacote de medidas correctivas é agora esperado para o Outubro.



Até lá a CE avança com um serviço gratuito de informação sobre tarifas de roaming aplicadas a mensagens e comunicações de dados pelos vários operadores europeus.



Notícias Relacionadas:

2008-07-08 - Viviane Reding quer baixar preços dos SMS

2008-02-11 - CE faz ultimato aos operadores para reduzirem preços de SMS e dados em roaming

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.