Até 2011, a Sonaecom vai canalizar 240 milhões de euros para a criação de uma Rede de Telecomunicações Nova Geração que permitirá a cobertura de 25 por cento da população portuguesa, chegando a um milhão de casas.

De acordo com a empresa, esta será a rede mais avançada em todo pais e estará também "ao nível das melhores do mundo", tendo condições para "liderar o mercado dos serviços convergentes de alto débito, assegurando convergência da voz, dados e media nas empresas e particulares, e garantindo a oferta de serviços 'cutting edge' ao nível internacional" garante a companhia liderada por Ângelo Paupério.

Esta estratégia coloca a Sonaecom em linha com as directrizes europeias, isto porque a empresa compromete-se a criar uma rede aberta e promotora da concorrência onde, através da sua autonomia relativamente ao operador da rede básica, seja possibilitado o acesso todos os operadores, "em condições economicamente razoáveis" à nova infra-estrutura.

Com esta aposta, a empresa acaba também com as principais barreiras ao fornecimento de uma rede fibre to the home, directamente associadas aos elevados custos de construção de condutas e à duplicação ineficiente de investimento.

Ângelo Paupério, indica que a estratégia hoje anunciada é "uma evolução natural" do trabalho da operadora alternativa que já assume "mais de 15 por cento de quota de mercado" em banda larga.




Recorde-se que a necessidade de investir em redes de nova geração, com capacidade para fazer chegar aos utilizadores conteúdos com mais qualidade, especialmente de vídeo, foi um dos temas quentes do último Congresso das Comunicações, dividindo no entanto os operadores quanto ao investimento necessário, possibilidade de associação entre parceiros e o impacto da regulação nesta nova estrutura.




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