Se todos os clientes da Oni Communications aceitarem migrar para a Sonaecom, a empresa aumenta em 5 por cento a sua quota no mercado ADSL, que passa dos 9 para os 14 por cento. A concretização do negócio que as empresas comunicaram ao mercado esta manhã está apenas dependente da aprovação da Autoridade da Concorrência.



Entretanto, os 104 mil clientes implicados no processo, entre residenciais e do segmento Small e Home Office serão informados da transferência para o Clix e para a Novis, que não implicará qualquer alteração de preços ou características da oferta.



Os responsáveis de ambas as empresas explicaram esta tarde em conferência de imprensa que os produtos, os preços e mesmo a marca que designa o produto contratado à Oni por estes clientes irá manter-se e acrescentaram que não existem planos para alterar esta situação.



Dos 104 mil clientes que a Sonaecom adquiriu à Oni, juntamente com os respectivos activos técnicos, 92 por cento são residenciais e serão por isso geridos pelo Clix. Os restantes passam para a gestão da Novis, a marca empresarial do grupo.



Em termos globais, a Oni assegura neste momento 185 mil serviços, 115 mil dos quais (ou 60 por cento) directos, o que permitirá à Sonaecom aumentar em 45 por cento o número de clientes de acesso directo. De referir que no final do primeiro trimestre deste ano a Sonaecom fornecia ao mercado 385 mil serviços.



Pedro Carlos, administrador do negócio fixo da Sonaecom frisou que o negócio com a Oni permitirá à Sonaecom ficar mais perto do seu objectivo de médio prazo, que passa por atingir uma quota de 20 por cento no mercado de banda larga.



O mesmo responsável também explicou que "as sinergias a curto prazo permitem compensar os custos de integração". A Sonaecom prevê custos de integração na ordem dos 5 milhões de euros a diluir por um período de um ano e meio.



Xavier Martin, CEO da Oni, frisou que o negócio realizado com a Sonaecom ocorreu "pensando no longo prazo". Acrescentou que o momento de "maior maturidade do mercado é sinónimo de segmentação", que no caso da Oni passa por focar a actividade nos clientes corporate.



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