Num extenso comunicado emitido ontem ao final da tarde com o objectivo de desmentir "notícias imprecisas (...) com particular incidência sobre a Optimus", a SonaeCom nega ter recusado ilicitamente a celebração de acordos de interligação com a OniWay, para retardar o início de operações da mesma e assim proteger a viabilidade ou a rentabilidade das operações da sua empresa de telefonia móvel.



"A interligação jamais foi pura e simplesmente negada à OniWay. Aconteceu apenas", continua a empresa, "que a Optimus e a Novis exerceram o seu legítimo direito de exigir, como condição da prestação do serviço de interligação, que a OniWay respeitasse os requisitos legais para o exercício da sua actividade, designadamente os que resultam da licença UMTS que lhe foi atribuída", esclarece em comunicado enviado à CMVM. "A Optimus tem-se mantido estritamente dentro da legalidade, exercendo os seus direitos por forma que nenhuma autoridade pôs ainda em causa, sequer ao de leve".



Embora admita que a rentabilidade da Optimus, tal como a dos outros operadores, será atingida se a OniWay for autorizada a prestar serviços com recurso à tecnologia GSM/GPRS sem que estejam preenchidas as condições para operar no âmbito da 3ª geração (UMTS), a SonaeCom afirma que a sua operadora móvel "não tem por que recear o lançamento das actividades da OniWay", desde que seja cumprida a legislação e as condições das licenças UMTS.



A SonaeCom nega ainda que tenha como objectivo "aumentar a probabilidade de concretização de uma eventual operação de consolidação", chegando mesmo a afirmar, no final do extenso documento, que "na verdade, não é sequer equacionado qualquer cenário que inclua a consolidação da Optimus com a OniWay, pelo simples motivo de que daí não resultariam quaisquer vantagens para a primeira".



Notícias Relacionadas:

2002-08-21 - Anacom quer interligação com OniWay e balanço do estado actual do UMTS em Portugal

2002-08-20 - Operadores portugueses discutem possível adiamento do lançamento comercial do UMTS

2002-07-05 - OniWay apresenta queixa contra a Vodafone na Comissão Europeia

2002-07-02 - Optimus e Vodafone recusam acordos de interligação com OniWay