A Sonaecom poderá estar a preparar-se para comprar os activos da Tele2 em Portugal, uma empresa que apesar da taxa de crescimento sustentada que tem conseguido no mercado das telecomunicações nacionais pode sair do país na sequência da reorganização das operações internacionais. O Diário Económico avança hoje a notícia de que existem negociações entre as duas empresas, numa fase ainda embrionária, e a Sonaecom já confirmou as negociações com a Tele2 Europe.

A aquisição, a realizar-se-se, viria de encontro à estratégia delineada pela sub-holding do grupo Sonae após o falhanço da OPA lançada há mais de um ano sobre a Portugal Telecom. Na altura o presidente da Sonaecom, Paulo Azevedo, tinha afirmado que a empresa iria continuar de forma independente mas que procuraria maior dimensão.

A Tele2 tinha definido uma estratégia a nível internacional de concentração em menos países com potencial de expansão rápida. Porém, ainda em Janeiro a empresa tinha reforçado o investimento em Portugal, com a entrada no mercado de ADSL onde pretende conquistar 15 por cento dos clientes.

Por outro lado a Sonaecom está a negociar há alguns meses a aquisição do portfólio de clientes do mercado residencial e SoHo à Oni, na sequência da concentração desta empresa no mercado empresarial. O negócio não está ainda concluído e deverá ter um valor que ronda os 30 milhões de euros.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários a Sonaecom
reitera "o seu interesse em relação a todas as oportunidades de consolidação que surjam no mercado", informando que "neste contexto mantém conversações com a Tele 2 Europe, S.A., relativamente à possível aquisição da sua actividade no mercado das comunicações electrónicas português".

No mesmo documento a empresa informa ainda que neste momento "não existe nenhum acordo definitivo, encontrando-se os termos e condições de um eventual negócio ainda em discussão entre as partes".

Nota de Redacção: [2007-06-19] A notícia foi actualizada com a informação disponibilizada pela Sonaecom à CMVM.

Notícias Relacionadas:

2007-05-25 - Sonaecom e Oni confirmam estar a negociar alienação de clientes residenciais e SoHo

2007-03-07 - Tele2 pode abandonar o mercado português