A Sony Ericsson juntou-se hoje à Semana da Internet para apresentar o seu primeiro telemóvel de terceira geração. O modelo Z1010 oferece funcionalidades de dual mode GSM/WCDMA e deverá começar a ser entregue brevemente aos operadores portugueses para que estes efectuem os primeiros testes, confirmou José Brandão, site manager da empresa em Portugal.

“A versão que será entregue aos operadores já está actualizada com todos os novos releases de software e hardware de forma a que os testes nas redes nacionais sejam mais agilizados”, confirmou este responsável da joint venture em Portugal. Os modelos comerciais chegam às mãos dos operadores em Junho e só numa fase posterior está contemplada a sua comercialização em mercado aberto.

Embora os preços estejam ainda por definir, José Brandão adiantou que no mercado livre o preço dos equipamentos deverão estar ao mesmo nível do actual topo de gama da marca, o P900, que custa cerca de 800 euros.

O telemóvel Z1010 já tinha sido apresentado no ano passado em Cannes, na Conferência internacional 3G, mas apesar da marca ter mostrado disponibilidade ainda em Março para a comercialização do equipamento durante o ano de 2003, o atraso no lançamento da tecnologia UMTS e as próprias actualizações tecnológicas que as redes sofreram acabaram por adiar este lançamento para o Verão de 2004.

O Z1010 tem um formato em concha e um ecrã TFT de grande dimensão de forma a oferecer melhor qualidade na visualização de imagens. O terminal inclui duas câmaras de vídeo, uma externa e outra interna, que permitem a captura de imagem do utilizador e do ambiente circundante.

Notícias Relacionadas:

2003-03-07 - Sony Ericsson revela telemóvel multimédia T610 e apresenta terminal 3G