Depois de vários meses de expectativa e especulações em torno do telemóvel Apple, o director executivo da empresa, Steve Jobs, aproveitou a conferência Macworld para adiantar algumas das novidades que marcarão os futuros produtos da empresa.



O grande destaque da intervenção do responsável foi para o iPhone, um telefone móvel que combina as características comuns de um telemóvel com as funcionalidades de um iPod, publicou hoje a imprensa internacional.



Steve Jobs afirmou que a Apple irá dar um novo impulso ao sector das telecomunicações, revolucionando a definição comum dos telemóveis já que este aparelho se define como um "três em um por ser simultaneamente um telefone, um iPod e um dispositivo de acesso móvel à Internet".



O iPhone tem apenas 11,6 milímetros de espessura, uma câmara de dois megapixels na parte de trás do aparelho e é controlado através dos menus apresentados no ecrã do dispositivo que, segundo o responsável, "é o mais preciso entre os fabricado até agora".



A comercialização do telemóvel tem início previsto para Junho, nos Estados Unidos, e no final de 2007 na Europa. Os preços do dispositivo variam entre os 499 dólares, para a versão de 4GB, enquanto que o modelo de 8GB será vendido por 599 dólares com um contracto de fidelização de dois anos.



A Apple espera vender 10 milhões de equipamentos móveis já no próximo ano, em 2008, e conquistar uma quota de 1 por cento no mercado americano.



ITunes na televisão

A outra revelação de Steve Jobs foi o produto que visa ligar os computadores às televisões de forma a que os utilizadores possam ver de forma mais acessível os filmes adquiridos na Internet, o Apple TV.



Com um disco rígido de 40GB e capacidade para armazenar até 50 horas de vídeo, o aparelho tem um microprocessador produzido pela Intel e permite a leitura não só de vídeos, como também, de fotos e músicas. O Apple TV tem a forma de caixa rectangular e permite a ligação simultânea de cinco computadores, todos através de redes sem fios.



O dispositivo estará disponível a partir de Fevereiro a um preço aproximado de 299 dólares.

Notícias Relacionadas:

2007-01-03 - Apple admite erro crítico na versão 7 do Quicktime

2006-05-25 - Apple e Nike correm juntos numa nova parceria