A Sun Microsystems publicou recentemente o seu primeiro conjunto de princípios para a utilização da tecnologia Java em telemóveis, no sentido de ordenar a forma caótica em que a linguagem de programação tem vindo a ser desenvolvida em aplicações destinadas a dispositivos sem fios.



Através do lançamento realizado quinta-feira do road map Java Technology for the Wireless Industry (JTWI), a fabricante de informática e um conjunto de empresas parceiras pretendem também começar a controlar mais a tecnologia Java, que desde há um ano passou a ser muito utilizada pelas operadoras de telecomunicações móveis para vender download de jogos, melodias de toque ou aplicações de negócios.



Até agora, a evolução da linguagem de programação nos telemóveis tem estado a cargo da indústria de telecomunicações, que acordou na introdução de componentes básicos durante um período com a duração de dois anos concedido pela Sun para o desenvolvimento gratuito e livre de aplicações Java. O road map JTWI da Sun define o que a companhia considera que deverão ser os elementos básicos Java para telemóveis e indica quais as novas funcionalidades que irão aparecer na lista durante os próximos 12 meses.



Apesar de ser voluntária, é provável que esta iniciativa venha a ditar o futuro dos telemóveis, dado que conta com o apoio da Nokia, Motorola e Ericsson, fabricantes que detêm em conjunto uma quota de 60 por cento do mercado mundial de telemóveis. Algumas das maiores operadoras, como a NTT DoCoMo no Japão, a Vodafone e a Orange no Reino Unido e a Sprint PCS e T-Mobile nos Estados Unidos também apoiam esta iniciativa.



Já em Fevereiro, o road map estabelece que as fabricantes deverão começar a introduzir um interface de utilizador licenciado pela PalmSource aos seus telemóveis Java. Em 2004, os telemóveis Java irão receber um total de nove novas funcionalidade, incluindo Instant Messaging e a capacidade de efectuar pagamentos com o cartão de crédito ou de aceder a contas bancárias.



A Sun prevê que os primeiros modelos a adoptarem os novos princípios sejam lançados até ao final deste ano. Para cumprirem o road map completo, as fabricantes terão ainda que licenciar software à Motorola, Nokia, Sun e Tira Wireless.


Notícias Relacionadas:

2003-01-14 - Nokia adapta kit de ferramentas Java para Linux

2001-06-26 - ARM licencia tecnologia Java da Sun para os seus chips

2001-06-04 - Nokia e Borland juntas em aplicações Java