A Sun Microsystems anunciou o reforço da aposta na área da mobilidade, através do lançamento de uma nova família de produtos baseados em linguagem Java. O objectivo é comercializar a solução junto de fabricantes de smartphones para que estes possam criar aplicações mais acessíveis aos utilizadores.



O software denomina-se JavaFX Mobile e consiste numa versão melhorada da linguagem Java convencional, amplamente utilizada no desenvolvimento de jogos e aplicações móveis.



De acordo com o New York Times, a solução resulta da aquisição da SavaJe Technologies e da fusão da tecnologia desenvolvida por esta empresa com as tecnologias desenvolvidas pela Sun. Uma união de esforços que, de acordo com algumas fontes, poderá mesmo resultar no desenvolvimento de um novo sistema operativo concorrente aos conhecidos Symbian, Windows Mobile, Palm e às versões actuais de Linux para telemóveis.



Rich Green, vice-presidente executivo da Sun, afirmou que o JavaFX Mobile estará disponível para toda a comunidade open-source e que irá patentear o software para produtores de conteúdos, fabricantes e consumidores de forma a que todos tenham acesso ao suporte técnico da empresa.



O responsável, citado pela Cnet, avança ainda que a distribuição do software está prevista para o primeiro semestre de 2008.



Paralelamente, a Sun anunciou o JavaFX Script permitirá a criação de aplicações compatíveis com qualquer dispositivo equipado com JRE (Java Runtime Environment). Com esta linguagem, a Sun quer simplificar o desenvolvimento de RIAs (Rich Internet Applications) na plataforma Java.



Notícias Relacionadas:

2007-05-09 - Presidente da Sun defende que criadores de open source devem ser recompensados