De acordo com fonte oficial da TAP, os testes para a utilização de telemóveis a bordo dos aviões da companhia nacional deverão acontecer ainda este mês, escreve o Diário de Notícias.



A experiência vai ser efectuada num avião que efectua percursos de médio curso, onde a tripulação avisará os passageiros no momento em que podem utilizar os seus telemóveis.



Caso a iniciativa da TAP seja concretizada, a empresa área portuguesa passa a ser uma das primeiras companhias europeias a oferecer este tipo de serviços aos seus passageiros. Acaba também por se diferenciar das restantes empresas por ser a primeira a instalar sistemas em aviões já serviço.



Isto porque, no caso da Air France, que anunciou ontem a disponibilização de comunicações móveis a bordo, os sistemas são incluídos nos aviões no acto do fabrico.



No caso da TAP, os sistemas são montados desde o início pela unidade de engenharia da companhia, escreve o DN, citando a mesma fonte.



Quanto aos custos do serviço, os preços serão taxados de acordo com o operador de cada passageiro, à semelhança do que acontece no caso da Air France.



Recorde-se que as três operadoras móveis nacionais assinaram no ano passado acordos com a OnAir, a empresa envolvida na implementação de serviços de comunicações móveis a bordo dos aviões da TAP e de outras companhias aéreas internacionais. Mediante estes acordos os clientes da Optimus, TMN e Vodafone vão poder usar os telemóveis para comunicações a bordo dos aviões com serviço da OnAir.




Nota da Redacção: [2008-04-04 11:52:00] A notícia foi actualizada para incluir a referência ao facto das três operacoras móveis portuguesas terem acordos com a OnAir.



Notícias Relacionadas:

2008-04-02 - Air France permite chamadas móveis a bordo a partir de hoje

2007-12-21 - Passageiros da Air France podem enviar SMS a bordo