
Os números são da Anacom e mostram que, em média, foram realizados 162 minutos de conversação a partir de cada número móvel ativo no período em análise, num total de 12 milhões de minutos, valores que excluem tráfego de placas e equipamentos M2M.
Seguindo a tendência habitual, a maioria dos minutos de conversação foram realizados na rede (em média 119 por conta móvel). Os contactos para outras redes móveis foram os mais relevantes. As chamadas para a rede fixa surgem em seguida. A duração média das chamadas rondou os 2,5 minutos.
Os dados revelam ainda que entre outubro e dezembro utilizaram serviços de banda larga móvel 4,7 milhões de utilizadores, o correspondente a 35,3% das contas móveis ativas, um número que traduz um crescimento de 5,7% face ao mesmo período do ano passado, que também é explicado pelo regulador com os tarifários ilimitados onde também se inclui, em alguns casos, dados.
No último trimestre do ano passado a utilização de MMS, videochamadas e Mobile TV manteve-se reduzida e ainda diminuiu. A queda mais expressiva registou-se nas mensagens multimédia (10,1%), mas também foi expressiva na Mobile TV (5,3%).
O envio de mensagens escritas também esteve em queda, dando continuidade a uma tendência registada em trimestres anteriores e que reflete a utilização cada vez mais regular de outras ferramentas de comunicação.
Entre outubro e dezembro 63,5% dos utilizadores móveis enviaram SMS, num total de 6,5 mil milhões de mensagens, menos 6,1% que no período homólogo.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários