O número de utilizadores de serviços móveis em Portugal atingiu no primeiro trimestre do ano (de Janeiro a Março) os 10,6 milhões, correspondendo a uma taxa de penetração de 101,6 por cento. Os números foram avançados pela Anacom, Autoridade Nacional de Comunicações, e mostram a tendência de crescimento contínua do número de assinantes das redes móveis, mantendo-se o domínio de cartões pré-pago.



O crescimento total registado neste trimestre em análise foi de 2,7 por cento, face ao período anterior, sendo que em termos homólogos o aumento da base de clientes é de 7,9 por cento, um valor justificado pelo facto de muitos utilizadores terem mais do que um cartão. A Anacom indica que cerca de 8.662 mil subscritores de telefonia móvel possuem cartões pré-pagos e, outros 1.980 mil continuam a usar planos de assinatura.



Em termos de tráfego de chamadas, foram geradas 1,51 mil milhões de chamadas, que totalizaram 2,73 mil milhões de minutos de conversação, mais 1,3 por cento relativamente ao trimestre anterior e mais de 2,9 por cento que no período homólogo. A maioria deste tráfego tem como destino a mesma rede, um valor que corresponde a 67,5 por cento de todas as chamadas realizadas.



Quanto à duração das chamadas, é indicado que na rede móvel as conversações duram em média 108 segundos, mais dois segundos que no trimestre anterior, um aumento impulsionado pelas comunicações dentro da própria rede que verificaram um crescimento de três segundos.



A Anacom adianta ainda que de Janeiro a Março foram originadas 625 milhões de mensagens escritas, significando que cada utilizador enviou em média de 20 SMS por mês. Relativamente ao serviço móvel com recursos partilhados, no final do período analisado existiam 8.090 assinantes, 65 por cento destes usam a tecnologia analógica, 25 por cento a tecnologia Tetra e dez por cento o CDMA.



De acordo com os valores apurados pelo regulador do mercado, Portugal entrou no lote de países da União Europeia cuja taxa de penetração ultrapassa os 100 por cento, quando a média da União Europeia está nos 90,6 pontos percentuais.



Notícias relacionadas

2005-07-10 - Mais de 1,3 milhões de portugueses usa serviço MMS

2005-05-03 - Assinantes de serviços móveis chegam aos 9,96 milhões no final de 2004