A Portugal Telecom avança amanhã, 29 de Abril, com as primeiras emissões de Televisão Digital Terrestre em mais de 10 localidades.

Numa primeira fase vai estar disponível o acesso a canais gratuitos, prevendo-se que a operadora revele amanhã, durante a presentação do lançamento oficial do serviço, pormenores acerca da oferta de canais pagos.

Zeinal Bava, presidente da PT, admitiu recentemente que o processo relativo ao lançamento da oferta de canais pagos acabou por sofrer vários atrasos com a impugnação dos resultados do concurso pelo concorrente derrotado, a AirPlus TV.

A primeira fase de implementação da TDT em Portugal prevê o início das emissões em mais de dez concelhos, cujo nome a PT só vai revelar amanhã.

Nesses locais vão ser oferecidos gratuitamente os canais RTP1, RTP2, SIC, TVI e um canal em alta-definição (HD) que transmite conteúdos fornecidos pelos anteriores. Nas regiões autónomas pode ainda ver-se a RTP Madeira e Açores.

Para aceder ao sinal a PT disponibiliza várias opções de boxes, sendo que a mais básica custará 50 euros enquanto as mais sofisticadas, que permitem gravar e parar programas, serão mais caras.