
O processo de transição para a Televisão Digital Terrestre está a decorrer com sucesso, a julgar pelos resultados das análises hoje divulgadas pela Anacom e pelo OberCom.
O regulador revela que o número de chamadas para o call center da TDT recebidas até agora representa menos de 1% das cerca de 78 mil famílias que tiveram que se preparar para receber o sinal digital.
Já o OberCom considera que, em termos de implementação técnica da Televisão Digital Terrestre, Portugal está a conduzir um dos mais rápidos processos de transição do sinal analógico para o digital da Europa.
Até ao momento, o sinal analógico de televisão já foi desligado em 39 concelhos de Portugal continental, repartidos por seis distritos a sul de lisboa.
No total, a população abrangida pelos dois momentos de desligamento já registados, a 12 e a 23 de janeiro, ultrapassa os 750 mil habitantes, num total de mais de 300 mil famílias.
De acordo com dados da Anacom, desta quinta-feira às 13 horas, 538 pessoas ligaram para o call center da TDT por terem ficado sem televisão mas, daquele universo, apenas 400 casos se referiam à falta de preparação atempada, estando os restantes relacionados com a não operacionalidade dos equipamentos já adquiridos.
"Estes números são considerados muito positivos, pois representam menos de 1% das cerca de 78 mil famílias que tiveram que se preparar para receber o sinal digital", nota o regulador.
A comprovar os elevados níveis de migração para a TDT, estão as vendas de equipamentos adequados a receber o sinal digital, salienta a Anacom, referindo que durante o ano de 2011 venderam-se em Portugal mais de 808 mil televisores compatíveis com a norma MPEG4/H264.
OberCom caracteriza transição para a TDT
Os resultados ainda são preliminares, mas o Observatório da Comunicação também apresentou hoje um relatório onde que analisa as perceções dos portugueses ao nível da nomenclatura associada ao processo de mudança para a TDT e caracteriza a forma de acesso à televisão, tendo em conta fatores como o género, a idade, o grau de escolaridade e a região.
O estudo refere que em dezembro de 2011, período a que reporta, os portugueses estavam "potencialmente familiarizados com os termos necessários para compreender em que consiste a mudança" para a TDT, nomeadamente com a própria expressão Televisão Digital Terrestre, ou com o termo Set Top Box,
O que diz respeito à variáveis sociodemográficas, a análise mostra que os indivíduos do
sexo masculino dizem ter maior grau de conhecimento sobre os termos associados à
mudança promovida pela chegada da TDT do que as mulheres.
A idade é também um factor relevante, na medida em que o conhecimento relativo
decresce à medida que a idade dos inquiridos aumenta. Os indivíduos mais novos (18
aos 24 anos e 25 aos 34 anos) dizem, em maior grau, já ter ouvido falar de todos os
termos em análise.
A escolaridade é, também, uma variável preponderante nesta análise, na medida em que quanto maior o grau de escolaridade dos inquiridos, maior o seu conhecimento relativo face aos termos apresentados.
Relativamente às opções entre aqueles que possuem ligação por antena (ainda não preparada para receção do sinal digital de televisão terrestre verifica-se que 41% dos inquiridos não sabem o que vão fazer ou não respondem, enquanto 37,1% afirmam que pretendem adquirir um descodificador de sinal.
[caption][/caption]
Apenas 12,1% respondem que irão passar a subscrever um serviço pago de televisão, enquanto 7,0 admite adquirir um aparelho de televisão com descodificador de sinal digital incorporado.
Já 2,7% dos inquiridos afirmam que, com a mudança do sinal analógico para o sinal digital, irão optar por deixar de receber televisão em suas casas.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários