Numa atitude anti-competitiva, cinco países da União Europeia estão a impedir o desenvolvimento da regulamentação legal necessária para a instalação de redes de comunicação sem fios baseadas na tecnologia Wi-Fi. A Comissão Europeia está já a desenvolver iniciativas para que as barreiras criadas a esta tecnologia sejam levantadas, noticiou o serviço informativo Cordis.



Os países na mira da Comissão são a França, Espanha, Itália, Grécia e Luxemburgo, que não implementaram legislação para a utilização pública da tecnologia que permite o acesso sem fios a redes de comunicação a partir de equipamentos móveis. A atitude anti-competitiva destes países deverá estar relacionada com o facto de não quererem introduzir um sistema que teoricamente é concorrente das redes de terceira geração móvel.



A tecnologia Wi-Fi está a desenvolver-se um pouco por toda a Europa e nos Estados Unidos. permitindo aos utilizadores ligar-se a redes autorizadas de comunicação a partir de determinados locais, conhecidos por hotspots, onde esteja instalada uma rede Wi-Fi. Alguns construtores de equipamentos portáteis têm vindo a apostar nesta tecnologia, nomeadamente a Toshiba, a Nokia e a IBM que têm uma gama de acessórios com acesso Wi-Fi.

Notícias Relacionadas:

2002-07-22 - Padrão 802.11a de redes sem fio vai designar-se oficialmente Wi-Fi5

2002-07-04 - Toshiba Portugal lança novos PDA Pocket PC

2002-04-22 - Nokia e IBM juntam forças para o acesso público a redes locais sem fios