A Nokia, Motorola, Intel, Texas Instruments e Modeo são as empresas que constituem a recém formada Mobile DTV Alliance, uma iniciativa através da qual pretendem impulsionar o desenvolvimento do sector da mobile TV e, por conseguinte, a adopção da norma tecnológica DVB-H (Digital Video Broadcasting - Handheld).



A Mobile DTV Alliance quer "concentrar-se na promoção de práticas e open standards que ofereçam a melhor qualidade de difusão televisiva nos dispositivos móveis para o mercado norte-americano", refere um comunicado de imprensa enviado pela Nokia.



Preservando os recursos das redes móveis para os normais serviços de voz e dados, a tecnologia DVB-H emite directamente para os telefones a partir das antenas de televisão, permitindo que milhões de utilizadores de telemóveis acedam simultaneamente ao serviço. Associada às redes de segunda geração e meia e terceira geração, "a mobile TV oferece, igualmente, uma experiência de utilização melhorada e um uso mais eficiente dos recursos e espectro dos operadores", defende a organização.



A norma aberta que se quer implementar deverá permitir que os terminais e serviços de DTV se massifiquem mais depressa, chegando mais rapidamente e a um menor custo ao mercado, acrescenta a Mobile DTV Alliance.



No momento existem mais de 10 redes DVB-H em experiência em todo o mundo, nomeadamente na Alemanha, Austrália, Estados Unidos, Finlândia, França, Itália e Reino Unido. Prevê-se que em 2007, a maioria dos mercados norte-americanos tenha infra-estruturas DVB-H prontas a usar.



Notícias Relacionadas:

2006-01-18 - Vodafone avança com serviço de TV no móvel com 14 canais

2005-10-21 - Alcatel cria unidade dedicada à Mobile TV

2005-06-09 - TV em mobilidade nos EUA garantida por parceria entre TiVo, Microsoft e Intel

2005-09-01 - Nokia diz que 41% dos utilizadores estão dispostos a pagar pela TV móvel