
Números revelados pela DECO revelam que no ano passado a associação recebeu 549.209 contactos de consumidores, 9,5% mais que no ano anterior. Por sectores de atividade, as telecomunicações destacam-se, tendo motivado 59.629 contactos.
De acordo com os dados, questões de dupla faturação, práticas enganosas dos comerciais que fazem os contratos junto dos consumidores e questões relacionadas com os períodos de fidelização impostos pelos operadores, muitas vezes sem os clientes terem perceção, estão entre os temas que motivaram mais queixas em 2014.
O comércio eletrónico foi a segunda área a gerar maior número de queixas em 2014, inserido num grupo a que a associação chama compras e vendas e onde também engloba as vendas à distância e as vendas porta-a-porta. Em conjunto, as compras e vendas motivaram 28.037 queixas.
Neste domínio os consumidores reclamam sobretudo devido aos prazos de entrega dos produtos comprados, que muitas vezes não respeita os 14 dias previstos na lei; das dificuldades no reembolso de produtos devolvidos ou não entregues; e das diferenças entre preços anunciados e preços efetivamente praticados.
A DECO revelou os dados para assinalar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se assinala a 15 de março.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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