O impacto das ofertas em pacote, que incluem telefone, explicam o crescimento de ano para ano do número de acessos fixos que, à boleia das tecnologias mais recentes, também têm conseguido sair do universo analógico para ligações digitais, hoje na maioria suportadas por redes de nova geração.
Os dados compilados pela ANACOM para o ano de 2022, mostram que no final do ano passado existiam 4,4 milhões de clientes do serviço telefónico fixo na modalidade de acesso direto, mais 90 mil que um ano antes (2,1%).
O parque de acessos telefónicos seguiu a mesma tendência, crescendo 2,2% para 5,4 milhões. Os 118 mil acessos novos do último ano, como explica a ANACOM, refletem o crescimento dos acessos suportados em fibra ótica e TV por cabo.
Os acessos suportados em redes de nova geração (cabo, fibra ou redes móveis em local fixo) representavam 89,9% dos acessos telefónicos no final de 2022, a crescer 2,8 pontos percentuais. Por seu lado, o número de acessos analógicos decresceu a uma taxa média anual de 23,4%.
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A taxa de penetração dos acessos telefónicos principais foi de 52,5 acessos por 100 habitantes e a taxa de penetração de acessos instalados a pedido de clientes residenciais ascendeu a 96,3, por 100 agregados domésticos privados. Também aqui, o número representa um crescimento, neste caso de 2,1 pontos percentuais.
A cair continua o tráfego na rede fixa, com o volume de minutos de conversação a ter descido 16,8% em relação a 2021, ano em que os efeitos da pandemia ainda atenuaram a tendência de queda. Por tipo de chamada, a diminuição verificou-se sobretudo no tráfego das chamadas fixo-fixo (-19,8%). Acabou por ser menos acentuado no tráfego fixo-móvel (-12,0%).
Por operadores, a MEO continua a ter a maior quota de clientes (41,8%), seguida pela NOS (34,3%), Vodafone (20,5%) e NOWO (2,7%). Ao longo do ano, as quotas de mercado de NOS e Nowo caíram ligeiramente (0,3 e 0,2%, respetivamente).
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