Numa conferência realizada na semana passada na Universidade de Las Palmas, nas Canárias, o presidente da Telefónica España, Julio Linares, admitiu que as comunicações móveis estão a roubar mercado à rede fixa, sendo que 20 por cento dos lares espanhóis já utiliza apenas os telemóveis, alargando este número contra os 2 por cento apurados em 1997. Segundo notícia da IBLNews, o presidente do operador incumbente espanhol afirmou ainda que apesar do crescimento das telecomunicações em Espanha se ter cifrado em 8 por cento em 2003, o aumento nas linhas fixas foi de apenas um por cento.



O cenário no país vizinho é equivalente ao que se assiste um pouco por toda a Europa. Em Portugal no último ano o número de linhas fixas quebrou 1,74 por cento face ao ano de 2002, situando-se nos 4,278 milhões, indicam os números da Anacom. Pelo contrário o número de assinantes das redes móveis continua a crescer, atingindo no final de 2003 os 9,34 milhões de assinantes, ainda segundo os dados da Autoridade Nacional das Comunicações.



O presidente da Telefónica explicou na mesma conferência que o tráfego cursado nas linhas fixas em Espanha caiu 5 por cento, enquanto o das redes móveis aumentou em 3 por cento. Porém, para este responsável o motor da evolução das telecomunicações é actualmente a banda larga, que forçou o mercado a uma transformação brutal, cita a mesma fonte.



A penetração do acesso à Internet em Espanha cresceu 15 por cento no último ano, quando a banda larga teve um aumento de 60 por cento. Julio Linares afirmou ainda que mais de metade dos novos contratos de assinantes são novos utilizadores de Internet e não clientes que mudam da banda estreita para a banda larga.



A Espanha conta com uma cobertura da tecnologia de banda larga de 92 por cento, o que segundo o presidente da Telefónica coloca o país entre os primeiros lugares na Europa.

Notícias Relacionadas:

2004-04-21- Telefónica España quer seis milhões de linhas ADSL até finais de 2006

2004-04-06 - Rede fixa contabiliza menos de 4,3 milhões de linhas no final de 2003

2004-04-06 - Número de clientes das redes móveis continua a crescer ultrapassando os 9 milhões