Actualmente, 27 aviões europeus estão equipados com sistemas que permite a utilização de telefones GSM durante o período de voo. A informação é avançada pela Comissão Europeia que, até ao final do ano, pretende ver este número duplicado.

Para Viviane Reding, "a possibilidade de utilizar o telemóvel durante o voo é particularmente atraente para quem viaja por motivos profissionais e para os passageiros mais jovens" mas não só. Segundo a comissária com a pasta das telecomunicações, é uma vantagem e "um modelo de negócio interessante para as empresas europeias", motivo pelo qual há um ano a CE estabeleceu regras para que as operadoras possam prestar este tipo de serviços onboard e de forma segura sem terem "de cumprir 27 procedimentos de autorização nacionais diferentes", explica.

A responsável frisa que, para que o modelo continue a vingar, é necessário criar linhas condutoras capazes. Dois exemplos de boas práticas dados por Reding são a implementação de "zonas reservadas, como nos comboios" para a realização de chamadas e o estabelecimento de preços razoáveis por parte dos operadores. "Se assim for, os serviços de telefonia móvel a bordo podem ser um bónus para as empresas europeias no mercado mundial, e muito concorrencial, das viagens aéreas", sublinhou.

É de recordar que em 2008 Bruxelas elaborou um conjunto de regras com o objectivo de harmonizar a oferta de serviços de telefonia móvel em aviões na UE. Um ano depois, a OnAir e a AeroMobile arrancaram com a sua oferta comercial e associaram-se a várias transportadoras, entre as quais a Ryanair, TAP e bmi.

Actualmente, a tarifa mais barata é de cerca de 1,60 euros por minuto por uma chamada de voz e de 0,43 euros por uma mensagem de texto, dependendo do operador móvel terrestre utilizado pelo passageiro.

Com base no modelo europeu, outras regiões mundiais seguiram o exemplo e várias companhias aéreas já estão a testar o serviço de telefonia móvel onboard, entre as quais a Qantas, Emirates, Malaysian Airlines, Royal Jordanian, Wataniya e Virgin Austrália.